Quarta-feira, 26 de Maio de 2010

Não bastava já o Grupo G do Mundial ser um duelo entre três dos melhores jogadores do Mundo (Kaká-Drogba-Cristiano Ronaldo), como agora se pode juntar à lista o ambicioso extremo coreano. Jong Tae-Se é um dos nomes obrigatórios de seguir no próximo mês. Um rebelde inesperado que renegou dois países para poder levar ao peito o simbolo da Coreia do Norte.

Os dois golos apontados no amigável de ontem frente à Grécia confirmaram o que se vinha dizendo, à boca pequena, entre aqueles que seguiam regularmente o futebol asiático. Sem mediatismo mas com muito talento, Tae-Se emerge naturalmente como uma das figuras que há que ter em atenção no próximo Campeonato do Mundo. Foram dois golos que espelham o estilo de jogo do extremo. Rápido, directo, habilidoso e repleto de oportunismo, Tae-Se é a grande figura da J-League japonesa, onde brilha há já quatro anos. Já tem 25 anos e só uma série de atrasos burocráticos atrasou o arranque da sua carreira internacional. Que agora é uma inevitável realidade.

Jong foi o grande artifice individual de uma equipa que vale pelo colectivo. Chave no apuramento surpresa da Coreia do Norte na fase de qualificação asiática, é o jogador mais temivel de uma selecção que a maioria dos analistas desconhece por completo.

 

A história de Tae-Se é o espelho do seu estilo de jogo. Repleto de pequenas inesperadas habilidades.

O jovem nasceu no Japão filho de pais sul-coreanos. Cresceu com dupla-nacionalidade mas quando entrou na Universidade, aos 18 anos, começou a simpatizar com a causa comunista. A paixão pelo regime da Coreia do Norte foi imediata. Durante dois anos ingressou em vários grupos de apoio ao regime de Pyongiang no Japão, e quando a sua carreira futebolistica despontou no Kawasaki Frontale, o extremo decidiu que queria representar o país que admirava.

Renegou à dupla nacionalidade dos pais e do país onde nasceu e depois de dois anos repletos de burocracia e problemas legais, conseguiu a almejada cidadania norte-coreana. A tempo de disputar a Taça das Nações Asiáticas onde foi, inevitavelmente, uma das figuras da prova. Continuou a ganhar a pulso o seu lugar no coração dos adeptos norte-coreanos com golos chave no apuramento para o Mundial, ao mesmo tempo que brilhava no Japão com o seu estilo de jogo incisivo e veloz, do alto do seu 1m81, uma raridade para aquelas bandas.

A Coreia do Norte é a grande incógnita do torneio e arranque a perder por começar num grupo de nomes já consagrados. Mas, tal como em 1966, é preciso ter atenção a uma realidade desconhecida. A exibição contra a matura Grécia deixa antever uma equipa mais sólida do que se esperava. E se Jong Tae-Se se lembra na África do Sul de repetir os trovões de magia que destroçaram os helénicos, as outras equipas que se cuidem. Este homem tem talha de herói!  



Miguel Lourenço Pereira às 11:47 | link do post | comentar

.O Autor

Miguel Lourenço Pereira

Fundamental.
EnfoKada
Novembro 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


FUTEBOL MAGAZINE. revista de futebol online


Futebol Magazine


Traductor


Ultimas Actualizações

Toni Kroos, el Maestro In...

Portugal, começar de novo...

O circo português

Porta de entrada a outro ...

Os génios malditos alemãe...

Be right back

2014, um Mundial de parad...

Brasil vs Alemanha, o fim...

Di Stefano, o jogador mai...

Portugal, as causas da hu...

Últimos Comentários
ManostaxxGerador Automatico de ideias para topicos...
ManostaxxSaiba onde estão os seus filhos, esposo/a...
En el libro último de Carlos Daniel ni siquiera se...
.Xavi e o melhor jogador meio campista atual e da ...
.Xavi e o melhor jogador meio campista atual e da ...
Posts mais comentados
69 comentários
64 comentários
47 comentários
Arquivo
.Do Autor
Cinema
.Blogs Portugueses
4-4-2
A Outra Visão
Açores e o Futebol
Duplo Pivot
Foot in My Heart
Futebol Finance
Futebol Portugal
Lateral Esquerdo
Leoninamente
Minuto Zero
Negócios do Futebol
Pitons em Riste
Porta 19
Portistas de Bancada
Reflexão Portista
TreinadorFutebol
.Blogs Internacionais
Os mais destacados blogs internacionais de futebol
.Imprensa Desportiva
Edições Online Imprensa
Aviso

Podem participar nesta tertúlia futebolistíca enviando os vossos comentários e sugestões à direcção de correio electrónico: Miguel.Lourenco.Pereira@gmail.com


Bem Vindos a Em Jogo...


Nota



O Em Jogo informa os leitores que as fotos publicadas não são da autoria do weblog sendo que os seus respectivos direitos pertencem aos seus legítimos autores.



Siga o Em Jogo através do:

Follow Em_Jogo on Twitter


Em Jogo

Crea tu insignia

Bem vindo!

Categorias

todas as tags

subscrever feeds
blogs SAPO