Quinta-feira, 6 de Maio de 2010

A cinco dias de divulgar os 23 mundialistas que viajarão à África do Sul, o seleccionador Carlos Queiroz anunciou uma pré-lista com mais do dobro dos nomes que poderá convocar. Uma prova manifesta de falta de confiança e critério no grupo de trabalho habitual? Um receio à pressão previsivel da comunicação social à volta de vários nomes? Ou pura falta de coragem?

Vamos lendo vários jornais europeus e sul-americanos.

Cada seleccionador se desdobra em entrevistas. Sobre lesões, sistemas tácticos, rivais futuros. Mas, sobretudo, sobre os 23 convocados oficiais para o próximo Mundial. E há sempre uma tónica em todos eles. Dúvidas, quase nenhumas. Del Bosque confessa ter ainda duas vagas. Domenech fala em três nomes que baralha para dois postos. Capello, Lippi, Low e van Maarwjick andam pelo mesmo caminho. Maradona prova 100 jogadores para escolher 23, mas isso já o sabiamos. E Dunga, pura e simplesmente, não fala. No meio de todas as dúvidas não é dificil fazer uma pré-lista de cada uma das selecções de primeiro nivel. A FIFA obriga os técnicos a darem 30 nomes oficiais nos próximos dias. Até dia 30 de Maio esses 30 nomes terão de estar reduzidos a 23. Os 23 mundialistas.

Mas Portugal, como sempre, tem de ser especial. Diferente, digamos. A FIFA pede 30 nomes. O Mundial só pode ser disputado com 23. E o número de convocados não variou muitos nos últimos jogos. No entanto, a cinco dias de eleger os seus mundialistas, Queiroz solta uma lista de cinquenta atletas. Uma lista patética que espelha bem todos os medos que rodeiam a selecção lusa. Uma lista que poderia ser até de 60,  não fossem as lesões de Bosingwa, Ruben Micael ou Silvestre Varela. Uma lista muito parecida há que nos próprios, aqui no Em Jogo, fizemos há largos meses. Com uma subtil diferença. Na altura referimos que esses 50 nomes era o máximo a que Carlos Queiroz poderia olhar para seleccionar os 23. O sinal que dá o seleccionador é que, qualquer um deles, poderá ir ao Mundial. E isso não pode ser verdade. A sê-lo, é espelho da falta de organização de uma selecção que parece perder o brilho.

 

Que necessidade tem Queiroz de divulgar 50 nomes. Não estes 50. Qualquer lista de 50.

Pensará realmente ainda em alguns dos nomes que tem nesta larga lista, fruto talvez de uma constante insónia? Em cinco dias irá eliminar 27 jogadores da sua mente? Depois de dois anos de trabalho é necessário alargar tanto o leque de escolhas depois de tantas experiências falhadas que nem aqui constam?  

Nem Espanha, nem Inglaterra, nem Itália, nem Alemanha, que são países com uma base de recrutamento infinitamente superior a Portugal, podem hoje dizer que têm 50 selecionáveis para uma prova como o Mundial 2010. Poderão ter 30 nomes, os que pede a FIFA, sem perder o nível qualitativo alto. Mais do que isso significa baixar o padrão máximo. Não é o mesmo levar Casillas ou Gorka Iraizoz, escolher entre Terry ou Shawcross, duvidar entre Di Natale ou Cerci e por aí fora.

A escolha fora de tempo de Queiroz em divulgar esta lista - que poderia ter feito algum (pouco) sentido há três meses - mostra a fragilidade do seleccionador em fazer escolhas. Ou então um receio das previsiveis guerras na comunicação social. Porque não foi X ou Y? Estava "vetado"? Perguntas tontas que só os jornalistas se lembram de fazer. E que assim ficariam esclarecidas. Porque nessa lista estão quase todos os jogadores portugueses com um minimo de cartel. Ao lado de Cristiano Ronaldo, Pepe, Deco, Simão, Ricardo Carvalho ou Liedson estão Pelé e Sereno do quase despromovido Valladolid, o nunca previamente chamado Paulo Machado ou os já "retirados" Petit e Maniche. Uma lista para agradar aos grandes lusos (Sporting com nove jogadores, Benfica com seis e FC Porto com cinco), onde o vice-campeão Braga só tem dois elementos. Com esta lista Queiroz poderia fazer praticamente cinco equipas. A questão é outra. Que nivel teria cada uma das selecções?

A lista dos 23 é uma coisa séria para se levar à brincadeira. Sabemos que um onze forte titular numa prova de sete jogos no máximo é fundamental. Mas ter alternativas de luxo, que não baixem em demasia o nível dos titulares, é o que faz de uma selecção campeã. Colocar a hipótese de convocar Vieirinha para o lugar de Cristiano Ronaldo é um insulto ao adepto. Algo que Queiroz devia sabê-lo. E no entanto faz todo o oposto. Um listado terceiro-mundista.

Não é preciso ser adivinho para saber quem levará o seleccionador ao Mundial. Eduardo, Beto e Hilário nas redes (apesar de Quim), Paulo Ferreira, Miguel, Ricardo Carvalho, Pepe, Rolando, Bruno Alves, Fábio Coentrão e Duda na defesa (apesar de João Pereira ou Tonel). No meio-campo espera-se por Deco, Raul Meireles, Tiago, Pedro Mendes, Miguel Veloso, Ruben Amorim e Moutinho (ou seja, sem Assis ou Viana). E por fim, Cristiano Ronaldo, Simão, Nani, Liedson e Hugo Almeida na frente (esquecendo-se dos golos de Makukula ou a mobilidade de Danny). Todas as listas são e serão sempre polémicas. Os nomes em parentesis estarão provavelmente na tal lista de 30 que a FIFA exige. Então para quê incomodar os outros 20 com falsas esperanças. Para quê dar este voto de desconfiança quando, mais importante do que nunca, era necessário passar a ideia de um grupo coeso e preparado para a mais alta exigência?

Agradar a gregos e troianos, essa eterna falta de coragem em tomar decisões, sempre foi o calcanhar de Aquiles dos portugueses. Numa viagem que se adivinha turbulenta, as naus partem já do porto com buracos de madeira na base. E com uma curtíssima dose de coragem e inteligência ao leme.



Miguel Lourenço Pereira às 16:27 | link do post | comentar

2 comentários:
De manuel antonio a 9 de Maio de 2010 às 18:48
Aparentemente, era uma noticia falsa! O Carlitos lá veio desmentir, dizendo que não lançou nem de 50 nem de 36, que era outra lista que andava aí a circular.

É que realmente ter um seleccionador a lançar uma lista de 50, onde um deles já ta retirado da selecção como o Petit e deixar de fora por exemplo o Makukula que até fez um joguito ou outro nos ultimos dois anos é mesmo algo que não pode ser verdadeiro. Caímos nesta parece me!


De Miguel Lourenço Pereira a 10 de Maio de 2010 às 10:48
Manel,

A FPF continua a confirmar a lista de 50. Apenas diz que a lista não foi enviada oficialmente. A de 36 é que é inexistente. Hoje saem os 23 mas já começam a surgir noticias que podem ser 26 ou 27, para no estagio descartar 4. Ou seja, continua tudo à nora na FPF. O importante é fazer um espectáculo de luzes!

Um abraço


Comentar post

.O Autor

Miguel Lourenço Pereira

Fundamental.
EnfoKada
Novembro 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


FUTEBOL MAGAZINE. revista de futebol online


Futebol Magazine


Traductor


Ultimas Actualizações

Toni Kroos, el Maestro In...

Portugal, começar de novo...

O circo português

Porta de entrada a outro ...

Os génios malditos alemãe...

Be right back

2014, um Mundial de parad...

Brasil vs Alemanha, o fim...

Di Stefano, o jogador mai...

Portugal, as causas da hu...

Últimos Comentários
ManostaxxSaiba onde estão os seus filhos, esposo/a...
En el libro último de Carlos Daniel ni siquiera se...
.Xavi e o melhor jogador meio campista atual e da ...
.Xavi e o melhor jogador meio campista atual e da ...
Ya existe Avenida Eusebio, Estadio da Luz; NO EXIS...
Posts mais comentados
69 comentários
64 comentários
47 comentários
Arquivo
.Do Autor
Cinema
.Blogs Portugueses
4-4-2
A Outra Visão
Açores e o Futebol
Duplo Pivot
Foot in My Heart
Futebol Finance
Futebol Portugal
Lateral Esquerdo
Leoninamente
Minuto Zero
Negócios do Futebol
Pitons em Riste
Porta 19
Portistas de Bancada
Reflexão Portista
TreinadorFutebol
.Blogs Internacionais
Os mais destacados blogs internacionais de futebol
.Imprensa Desportiva
Edições Online Imprensa
Aviso

Podem participar nesta tertúlia futebolistíca enviando os vossos comentários e sugestões à direcção de correio electrónico: Miguel.Lourenco.Pereira@gmail.com


Bem Vindos a Em Jogo...


Nota



O Em Jogo informa os leitores que as fotos publicadas não são da autoria do weblog sendo que os seus respectivos direitos pertencem aos seus legítimos autores.



Siga o Em Jogo através do:

Follow Em_Jogo on Twitter


Em Jogo

Crea tu insignia

Bem vindo!

Categorias

todas as tags

subscrever feeds
blogs SAPO