Terça-feira, 27 de Abril de 2010

poucas equipas com tanta história no futebol germânico como o mitico conjunto do FC Kaiserlautern. O clube fundado fez parte do período aureo do futebol germânico mas há quatro épocas que agonizava na segunda divisão. Até agora. A dois jogos do fim os guerreiros do Rhur estão de regresso à elite.

Kaiserlautern é uma cidade pequena no sul da Alemanha de apenas 100 mil habitantes que deve o seu nome ao simples facto de que o imperador Frederico Barba-Roxa gostava de se retirar nas suas terras a caminho de caçadas.

As bandeiras norte-americanas são ainda omnipresentes, resultado directo das várias bases da NATO na zona tão antigas como a Guerra Fria. Mas com o passar dos anos as bandeiras foram diminuindo e hoje são poucos os marines que se referem à cidade com K Town. Os mesmos que faziam vibrar as bancadas do Fritz Walter Stadium, o único recinto na história dos Mundiais que recebeu uma prova enquanto o seu clube militava numa divisão inferior. Essa é a importância do Kaiserlautern para o futebol alemão.

Tetracampeão da Bundesliga, o último titulo de liga remonta a 1998, precisamente na época que se seguiu à sua primeira despromoção. A equipa que viu nascer para o futebol várias estrelas, dos irmãos Walter, heróis de Berna, a Miroslav Klose, goleador-mor da Mannschaft da última década, depois caiu na penumbra. E só agora se ergueu. Definitivamente. E com um sabor agridoce. A equipa tinha perdido na sexta-feira por 1-0 contra o Hansa Rostock, outro histórico a lutar para não cair nas ligas regionais. Uma derrota que parecia adiar o inevitável. E assim foi. Dois dias depois o empte do Augsburg e o FSV Frankfurt, confirmou o que só a matemática tinha teimado em adiar. A subida de divisão. Os sete pontos de vantagem sobre o terceiro a dois jogos do fim garantem que, pelo menos, o segundo lugar pertence aos Diabos de K Town. O titulo de campeão está à mera distância de um empate. Para confirmar no fim de semana que vem.

 

A época do histórico Kaiserlautern correu de feição. Apesar dos pontuais tropeções parecia que os adeptos acreditavam que a subida de divisão era apenas uma questão de números. Nos últimos anos o histórico conjunto tinha deixado sempre a sensação de não estar preparado para atingir a elite. Este ano tudo foi diferente.

É uma equipa sem estrelas ou nomes sonantes. Maioritariamente germânica com o ascedente do leste europeu que sempre atraiu os alemães. Sippel defende as redes com invulgar eficácia. A linha defensiva de Dick, Schulz, Amedick e o brasileiro Rodnei cumpre serviços minimos mas é no meio-campo onde está a força do conjunto vermelho. O veterano Fuchs, o bósnico Paljic, Bugera e Mandjkec, jovem promessa emprestado pelo Sttutgart, surgem em apoio da dupla ofensiva Nemec-Jendrisek. Sem nomes, mas com a raça do técnico Marco Kurz. Assim se moldou a campanha ganhadora do histórico conjunto. Desde cedo nos lugares de topo, quase nunca com dúvidas onde antes pululavam incertezas. O título está perto, para garantir um regresso à elite em estilo. Mas há muitas dúvidas no ar. Depois da péssima gestão desportiva que obrigou a actual direcção a vendar o mitico Fritz Walter, remodelado para o Mundial, há pouco dinheiro em caixa. E muita expectativa. Cumprir com as exigências de uma liga de elite como se está a tornar a Bundesliga é um exercicio complexo. Que o diga o Hertha de Berlin, há poucos anos a disputar a Champions League e que agora se prepara para fazer o caminho inverso. Ou o Karlsruher, finalista vencido de uma Taça UEFA nos anos 90 e que há vários anos se afoga em cada tentativa de voltar entre os grandes.

A festa na pequena localidade faz eco com todos os nostálgicos dos clubes de elite. Até há dez anos atrás só havia quatro clubes alemães que nunca tinham conhecido o sabor amargo da despromoção. Hoje só sobrevive o histórico Hamburg SV. Um fenómeno que começa a transladar-se a outras ligas da Europa. Cada vez mais a competetividade do futebol actual não dá oportunidade a argumentos nostálgicos de um passado distante. Talvez por isso o projecto FCK 2010 mereça uma atenção especial. Por uma vez a equipa esqueceu-se de quem foi e cumpriu com o seu sonho. O coração dos adeptos pode voltar a bater com tranquilidade. 



Miguel Lourenço Pereira às 10:47 | link do post | comentar

2 comentários:
De sergio a 27 de Abril de 2010 às 13:14
Finalmente de regresso, depois de umas épocas decepcionantes na 2 Bundesliga!

Já agora, será que vão ser campeões da Alemanha, tal como no final dos anos 90?

Era épico!


De Miguel Lourenço Pereira a 27 de Abril de 2010 às 14:12
Sérgio,

Foi épico ainda por cima porque estavam em luta o melhor Dortmund da história, a genese do melhor Leverkusen, um bom Bayern e um surpreendente Karlsruher. Era uma boa colheita.

Este Kaiser será muito diferente dessa equipa, nota-se no plantel que tem à disposiçao. Mas como está a Bundesliga ninguem exclua que repita o comportamento do Hoffenheim há 2 anos atrás.

um abraço


Comentar post

.O Autor

Miguel Lourenço Pereira

Fundamental.
EnfoKada
Novembro 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


FUTEBOL MAGAZINE. revista de futebol online


Futebol Magazine


Traductor


Ultimas Actualizações

Toni Kroos, el Maestro In...

Portugal, começar de novo...

O circo português

Porta de entrada a outro ...

Os génios malditos alemãe...

Be right back

2014, um Mundial de parad...

Brasil vs Alemanha, o fim...

Di Stefano, o jogador mai...

Portugal, as causas da hu...

Últimos Comentários
ManostaxxGerador Automatico de ideias para topicos...
ManostaxxSaiba onde estão os seus filhos, esposo/a...
En el libro último de Carlos Daniel ni siquiera se...
.Xavi e o melhor jogador meio campista atual e da ...
.Xavi e o melhor jogador meio campista atual e da ...
Posts mais comentados
69 comentários
64 comentários
47 comentários
Arquivo
.Do Autor
Cinema
.Blogs Portugueses
4-4-2
A Outra Visão
Açores e o Futebol
Duplo Pivot
Foot in My Heart
Futebol Finance
Futebol Portugal
Lateral Esquerdo
Leoninamente
Minuto Zero
Negócios do Futebol
Pitons em Riste
Porta 19
Portistas de Bancada
Reflexão Portista
TreinadorFutebol
.Blogs Internacionais
Os mais destacados blogs internacionais de futebol
.Imprensa Desportiva
Edições Online Imprensa
Aviso

Podem participar nesta tertúlia futebolistíca enviando os vossos comentários e sugestões à direcção de correio electrónico: Miguel.Lourenco.Pereira@gmail.com


Bem Vindos a Em Jogo...


Nota



O Em Jogo informa os leitores que as fotos publicadas não são da autoria do weblog sendo que os seus respectivos direitos pertencem aos seus legítimos autores.



Siga o Em Jogo através do:

Follow Em_Jogo on Twitter


Em Jogo

Crea tu insignia

Bem vindo!

Categorias

todas as tags

subscrever feeds
blogs SAPO