Sexta-feira, 14 de Maio de 2010

Num ano em que Portugal viveu uma das suas temporadas mais atipicas, o Sporting CP foi o espelho do desnorte. O conjunto leonino falhou o pódio depois de quatro anos sucessivos como vice-campeão. Muitas mudanças que no final acabaram por condenar a equipa a um lugar na Europe League. O Maritimo, por outro lado, cumpriu o objectivo e superou os rivais directos na última jornada para voltar, dois anos depois, aos palcos europeus.

 

 

Não há adjectivos para qualificar a época desastrosa do Sporting.

Com o presidente reeleito confortavelmente, parecia que a estabilidade administrativa dava a Paulo Bento os mecanismos necessáiros para tentar contrariar a hegemonia azul e branca. Mas o técnico que era eterno acabou por ser finito. Um péssimo arranque de época - com eliminação europeia precoce incluida - e uma série de maus resultados abriram a porta da rua a Bento. Para o seu lugar chegou Carlos Carvalhal, treinador sem provas dadas e mal visto pelos adeptos. Com ele chegava também Sá Pinto, como director desportivo. A equipa que via o dia a dia do balneário exposto na imprensa queria reforçar o poder do colectivo mas o conflituoso ex-internacional acabou por despoletar nova crise com socos incluidos. Pelo caminho Carvalhal foi conseguindo uma série de jogos sem perder, apesar dos constantes empates, e manteve o Sporting perto dos postos europeus mas já com o titulo como miragem. A chegada de Costinha como novo manager técnico coincidiu com mais problemas de balneário, desta feita com Izmailov, depois de Paulo Bento ter-se enfrentado com Vukcevic e Sá Pinto ter esgrimido argumentos com Liedson.

No meio de tantos conflitos parecia incrivel que o Sporting conseguisse sobreviver. Duas derrotas, por goleada, diante dos eternos rivais nas provas a eliminar mostravam a imensa diferença entre um conjunto e outro. Só que a vitória convincente sobre o FC Porto e o bom desempenho com o Atlético de Madrid deram a Carvalhal um prestigio que nunca tinha conseguido. Veloso, Moutinho, Pedro Mendes e companhia iam entrosando o jogo e parecia que o Sporting do final de época era um bom prenuncio para o ano seguinte. A decisão da direcção em não-renovar com Carvalhal, abrindo as portas a Paulo Sérgio, foi o último hara-kiri do ano mostrando uma equipa apática e com vontade de acelarar o fim da prova. Provavelmente 2009/2010 ficará na história como um dos mais lamentáveis desempenhos desportivos de um clube que está de novo a entrar numa espiral perigosa. E já lá vão oito anos sem um titulo.

 

 

Os últimos anos têm-se tornado num pequeno grande pesadelo para os adeptos do Maritimo. Talvez por isso esta redenção in extremis saiba melhor.

Depois da explosão desportiva nos anos 90 que transformaram o conjunto insular num dos habituais europeus do nosso futebol, o Maritimo de hoje vive claramente em sub-rendimento. Época atrás de época nascem projectos com claras ambições europeias mas que vão esbarrando em sucessivos e inexplicáveis tropeções. Este ano a equipa parecia que iria ficar atrás do eterno rival, o Nacional da Madeira. Mas soube acreditar no milagre. E logrou-o quando ninguém o esperava. Mérito do veterano central holandês Mitchell van der Gaag, que rendeu com sucesso Lori Sandri. Mérito também de um duo ofensivo composto por Kléber e Djalma, o espelho de uma equipa que soube crescer no momento exacto. O Maritimo, que viveu viveu largas jornadas na mediania da classificação, vai voltar à Europa. Resta saber com que rosto estarão os insulares numa luta utópica contra o Continente.

 


Categorias: ,

Miguel Lourenço Pereira às 05:50 | link do post | comentar

.O Autor

Miguel Lourenço Pereira

Fundamental.
EnfoKada
Novembro 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


FUTEBOL MAGAZINE. revista de futebol online


Futebol Magazine


Traductor


Ultimas Actualizações

Toni Kroos, el Maestro In...

Portugal, começar de novo...

O circo português

Porta de entrada a outro ...

Os génios malditos alemãe...

Be right back

2014, um Mundial de parad...

Brasil vs Alemanha, o fim...

Di Stefano, o jogador mai...

Portugal, as causas da hu...

Últimos Comentários
ManostaxxGerador Automatico de ideias para topicos...
ManostaxxSaiba onde estão os seus filhos, esposo/a...
En el libro último de Carlos Daniel ni siquiera se...
.Xavi e o melhor jogador meio campista atual e da ...
.Xavi e o melhor jogador meio campista atual e da ...
Posts mais comentados
69 comentários
64 comentários
47 comentários
Arquivo
.Do Autor
Cinema
.Blogs Portugueses
4-4-2
A Outra Visão
Açores e o Futebol
Duplo Pivot
Foot in My Heart
Futebol Finance
Futebol Portugal
Lateral Esquerdo
Leoninamente
Minuto Zero
Negócios do Futebol
Pitons em Riste
Porta 19
Portistas de Bancada
Reflexão Portista
TreinadorFutebol
.Blogs Internacionais
Os mais destacados blogs internacionais de futebol
.Imprensa Desportiva
Edições Online Imprensa
Aviso

Podem participar nesta tertúlia futebolistíca enviando os vossos comentários e sugestões à direcção de correio electrónico: Miguel.Lourenco.Pereira@gmail.com


Bem Vindos a Em Jogo...


Nota



O Em Jogo informa os leitores que as fotos publicadas não são da autoria do weblog sendo que os seus respectivos direitos pertencem aos seus legítimos autores.



Siga o Em Jogo através do:

Follow Em_Jogo on Twitter


Em Jogo

Crea tu insignia

Bem vindo!

Categorias

todas as tags

subscrever feeds
blogs SAPO