Terça-feira, 11 de Maio de 2010

Uma descida aos Infernos. Dois históricos do futebol português que seguem o caminho de tantos outros do passado. Uns com melhor sorte que outros. Foram justos despromovidos. Num futebol miserável como o da Liga Sagres 2009/2010 ambas as formações espelharam o que de pior tem o futebol português. Equipas fracas a defensor, psicologicamente de rastos desde o primeiro revés e um zero na formação do sector ofensivo. Pecados demasido grandes para poder sobreviver entre a nata do futebol de um país que vive num fosso cada vez maior!

 

 

 

À terceira é de vez?

Parece que sim. Parece finalmente que sim. Depois de vários embróglios juridicos terem salvo repetidas vezes o Belenenses da Liga de Honra, a equipa lisboeta está finalmente a caminho da divisão menor do futebol profissional. Uma condição de inteira justiça de um conjunto histórico que há uma década vive na sombra do seu passado glorioso e de sucessivas manobras de bastidores para manter a condição de primodivisionário. O vazio Restelo não deslumbrou em toda a temporada uma boa exibição dos da Cruz de Cristo. Desde o arranque da prova que o Belenenses se assumiu como último. Já o era ainda antes do torneio arrancar, quando o plantel acabou por ser confecionado para disputar a Liga de Honra depois da despromoção na passada época. O triste caso que enviou o Estrela da Amadora para o futebol semi-profissional adiou a queda. Por um ano. O clube do Restelo segue assim o Boavista e deixa apenas os três grandes como os campeões em titulo na Liga Sagres. A nivel desportivo a equipa nunca soube corresponder às (poucas) exigências da Liga Sagres. E nem quando os rivais tropeçavam os azuis souberam recuperar pontos. Despromovidos a três jogos do fim, o final estava claro para todos. Era só uma questão de tempo.  

 

Durou pouco o sonho do Leixões.

A equipa de Matosinhos, reconhecida essencialmente pela força da sua massa adepta, não é um dos clubes com mais presenças na divisão maior do nosso futebol. Mas tanto a geração dos "Bebés" como a equipa que, surpresa das surpresas, passou largas jornadas da passada época à frente da classificação, fazem já parte do imaginário do futebol luso. E é precisamente essa mutação de um ano para o outro que surpreende. Nada neste Leixões se assemelha à formação que até Dezembro de 2008 se mostrou autoritária como poucas formações do futebol europeu. Absolutamente nada. Uma linha defensiva de meter pena. Um ataque ineficaz. E uma direcção técnica que cometeu todos os erros possíveis depois da saida de Beto, Wesley e, acima de tudo, de Vitor Oliveira. A saída de José Mota não alterou o percurso descendente de um conjunto que poucas vezes mostrou ser capaz de esboçar uma resistência ao afogamento. No final a descida é mais preocupante porque parecem existir poucas condições desportivas para que o conjunto leixonense seja um real candidato à subida na próxima época. 



Miguel Lourenço Pereira às 04:53 | link do post | comentar

.O Autor

Miguel Lourenço Pereira

Fundamental.
EnfoKada
Novembro 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


FUTEBOL MAGAZINE. revista de futebol online


Futebol Magazine


Traductor


Ultimas Actualizações

Toni Kroos, el Maestro In...

Portugal, começar de novo...

O circo português

Porta de entrada a outro ...

Os génios malditos alemãe...

Be right back

2014, um Mundial de parad...

Brasil vs Alemanha, o fim...

Di Stefano, o jogador mai...

Portugal, as causas da hu...

Últimos Comentários
ManostaxxGerador Automatico de ideias para topicos...
ManostaxxSaiba onde estão os seus filhos, esposo/a...
En el libro último de Carlos Daniel ni siquiera se...
.Xavi e o melhor jogador meio campista atual e da ...
.Xavi e o melhor jogador meio campista atual e da ...
Posts mais comentados
69 comentários
64 comentários
47 comentários
Arquivo
.Do Autor
Cinema
.Blogs Portugueses
4-4-2
A Outra Visão
Açores e o Futebol
Duplo Pivot
Foot in My Heart
Futebol Finance
Futebol Portugal
Lateral Esquerdo
Leoninamente
Minuto Zero
Negócios do Futebol
Pitons em Riste
Porta 19
Portistas de Bancada
Reflexão Portista
TreinadorFutebol
.Blogs Internacionais
Os mais destacados blogs internacionais de futebol
.Imprensa Desportiva
Edições Online Imprensa
Aviso

Podem participar nesta tertúlia futebolistíca enviando os vossos comentários e sugestões à direcção de correio electrónico: Miguel.Lourenco.Pereira@gmail.com


Bem Vindos a Em Jogo...


Nota



O Em Jogo informa os leitores que as fotos publicadas não são da autoria do weblog sendo que os seus respectivos direitos pertencem aos seus legítimos autores.



Siga o Em Jogo através do:

Follow Em_Jogo on Twitter


Em Jogo

Crea tu insignia

Bem vindo!

Categorias

todas as tags

subscrever feeds
blogs SAPO