Sexta-feira, 7 de Maio de 2010

Passou pela prestigiada academia de Clairefontaine. Tem a Juventus à perna e lembranças da dificil vida nos suburbios de Paris ainda bem presentes para dar um salto precipitado. O tempo corre a seu favor e o seu estilo de jogo deixa antecipar uma estrela de primeiro nível. Sebastian Corchia encontrou em Le Mans o trampolim perfeito.

Aos 19 anos é um nome consensual na sempre competitiva Ligue 1. Ainda não é internacional mas o tempo corre a seu favor, até porque o actual seleccionador, Raymond Domenech, é pouco amigo de jovens aparentemente inexperientes. Por isso, e muito provavelmente só por isso, a sua notável época não terá uma doce recompensa chamada África do Sul. Mas ninguém duvida que no Brasil seja ele o dono do corredor direito da defesa francesa. O seu destino está escrito a letras douradas. E chegou a ser bem mais túrbio.

Nascido em 1990 em Noisy-le-Sec, um problemático suburbio parisino, o jovem de origem italiana foi encontrando na rua a sua companheira perfeita. Das equipas de bairro passou ao Stade Olympique de Rosny-sur-Bois, o principal clube de bairro onde durou pouco. Os olheiros do Villenomble resgataram-no com apenas oito anos e acabaram por prepará-lo para o dificil teste de Clairefontaine. Na Academia que revolucionou o futebol gaulês o seu estilo de jogo ofensivo não deixou ninguém indiferente. Foi então que surgiu o PSG, que o chamou para uma série de testes. Durante um ano evoluiu na equipa juvenil do conjunto da capital com os olheiros de Inter e Juventus sempre omnipresentes. As suas seguras exibições pela selecção francesa de sub-19, com a qual disputou 19 jogos consecutivos como titular, confirmaram o seu imenso potencial. Faltava apenas o salto à elite.

 

Depois de em 2006 ter completado 15 anos o jogador percebeu que teria poucas oportunidades para afirmar-se num clube em constante ebulição. Foi então que surgiu o modesto Le Mans, acabado de voltar à ribalta da Ligue 1. O lateral assinou um contrato e começou por actuar na equipa junior onde impressionou rapidamente o staff técnico que lhe ofereceu um contracto profissional até 2012. Contra o Nice estreou-se a titular onde disputou vários jogos, sem no entanto convencer totalmente o técnico Daniel Jeandupeux.

Quando no Verão passado o português Paulo Duarte chegou à pequena localidade do noroeste francês, a carreira de Corchia mudou radicalmente. O técnico ofereceu-lhe a titularidade que o jovem de 18 anos manteve até agora disputando, até ao momento, 28 jogos ao serviço do Le Mans. Mesmo com a saída do treinador e a decepcionante posição na classificação do conjunto, o seu papel tem sido valorizado de forma impar pela imprensa francesa com o jornal L´Equipe a colocá-lo entre os candidatos à equipa do ano da Ligue 1. Os olheiros dos grandes de França e da Europa esperam que uma despromoção do Le Mans facilite uma venda que é inevitável. E a própria equipa nacional sabe que tem ali o sucessor de Sagna. Desde Agosto que Corchia actuou já a titular da equipa de sub-21, apesar da relativa juventude, em seis jogos. E muitos continuam a considerar-lo uma escolha obrigatória para Domenech. O que provavelmente não é mais que uma bela utopia.

A próxima época é ainda um imenso ponto de interrogação para o lateral. Uma provável despromoção do Le Mans significará certamente uma mudança de ares. Se a prova de ferro do rapidissimo lateral que um dia foi chamado pelos responsáveis da selecção de sub-21 italiana e aos quais respondeu que o seu país, apesar das origens ancestrais, é a França. O hexágono espera por ele. O futuro é longo.



Miguel Lourenço Pereira às 19:26 | link do post | comentar

.O Autor

Miguel Lourenço Pereira

Fundamental.
EnfoKada
Novembro 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


FUTEBOL MAGAZINE. revista de futebol online


Futebol Magazine


Traductor


Ultimas Actualizações

Toni Kroos, el Maestro In...

Portugal, começar de novo...

O circo português

Porta de entrada a outro ...

Os génios malditos alemãe...

Be right back

2014, um Mundial de parad...

Brasil vs Alemanha, o fim...

Di Stefano, o jogador mai...

Portugal, as causas da hu...

Últimos Comentários
En el libro último de Carlos Daniel ni siquiera se...
.Xavi e o melhor jogador meio campista atual e da ...
.Xavi e o melhor jogador meio campista atual e da ...
Ya existe Avenida Eusebio, Estadio da Luz; NO EXIS...
¡Suerte....!
Posts mais comentados
69 comentários
64 comentários
47 comentários
Arquivo
.Do Autor
Cinema
.Blogs Portugueses
4-4-2
A Outra Visão
Açores e o Futebol
Duplo Pivot
Foot in My Heart
Futebol Finance
Futebol Portugal
Lateral Esquerdo
Leoninamente
Minuto Zero
Negócios do Futebol
Pitons em Riste
Porta 19
Portistas de Bancada
Reflexão Portista
TreinadorFutebol
.Blogs Internacionais
Os mais destacados blogs internacionais de futebol
.Imprensa Desportiva
Edições Online Imprensa
Aviso

Podem participar nesta tertúlia futebolistíca enviando os vossos comentários e sugestões à direcção de correio electrónico: Miguel.Lourenco.Pereira@gmail.com


Bem Vindos a Em Jogo...


Nota



O Em Jogo informa os leitores que as fotos publicadas não são da autoria do weblog sendo que os seus respectivos direitos pertencem aos seus legítimos autores.



Siga o Em Jogo através do:

Follow Em_Jogo on Twitter


Em Jogo

Crea tu insignia

Bem vindo!

Categorias

todas as tags

subscrever feeds
blogs SAPO