Sexta-feira, 30 de Abril de 2010

Aterrou este ano na fria Escócia e rapidamente começou a provar que os rumores que vinham do distante oriente tinham fundamento. Desde Park Ji Sung que a Coreia do Sul não produz um jogador tão excitante. Da mesma forma que esse teve de passar por um periodo de adaptação no europeu PSV, o destino de Sun Yong parece ser o mesmo. Os grandes esperam pacientemente a sua "explosão".

Para não complicar, que nisto dos apelidos orientais há sempre mais dúvidas que certezas, há quem o chame em Glasgow David Ki.

Mas o nome Ki Sung Yong começa a ganhar direito próprio de exibir-se nas mais altas esferas do futebol escocês. Foi a grande contratação da Liga Escocesa no último ano e, apesar da debacle dos históricos católicos esta temporada, é uma atractivo mais a um campeonato em constante desiquilibrio. Com 21 anos o jovem extremo nascido em Janeiro de 1989 em Gwanju, é já uma estrela no firmamento. A sua Coreia natal ficou demasiado pequena, demasiado cedo. E levou-o a emigrar em Janeiro. Depois de quatro anos ao mais alto nivel com o FC Seol, onde disputou 64 jogos e apontou 7 golos, a proposta do Celtic tornou-se irrecusável. Como a que, meses antes, tinha levado o seu colega e amigo, Lee Chung Yong até ao Bolton Wanderers. E com quem partilhava a carinhosa alcunha Ssang Yong (Dragão Azul).

 

O seu estilo de jogo, baseado na velocidade e precisão do passe, tornou-se fulcral nas transições ofensivas da mundialista Coreia do Sul - onde muitos esperam vê-lo ao mais alto nível - e também do conjunto escocês. Os 3 milhões pagos no Verão pela equipa de Parkhead revelaram-se uma verdadeira bagatela. Não foi por acaso que em Dezembro foi eleito o Jogador Jovem do Ano de todo o continente asiático. No seu primeiro desafio com o Celtic, a 16 de Janeiro, foi eleito o Melhor em Campo. Repetiu o feito por cinco vezes nas jornadas seguintes assumindo-se como um dos pilares da equipa. A 7 de Junho de 2008 tinha-se estreado pela equipa nacional da Coreia do Sul, depois de dois anos a brilhar na selecção sub-20. Precoce, como sempre, assumiu-se como um dos elementos mais destacados da nova geração coreana, herdeira dos guerreiros de Hiddink que há oito anos surpreenderam o mundo.

Rápido e forte no jogo fisico, tem quase 1m90, é um médio inteligente que descai na banda direita do ataque. O seu futuro, está escrito, é um dos grandes da Europa e no seu país Natal é já uma figura nacional. Tempo ao tempo, o dragão que agora é escocês certamente mudará de ares. E tomará o testemunho do homem que em 2002 silenciou Portugal e elevou à glória um país onde o futebol supera o fanatismo.



Miguel Lourenço Pereira às 12:52 | link do post | comentar

.O Autor

Miguel Lourenço Pereira

Fundamental.
EnfoKada
Novembro 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


FUTEBOL MAGAZINE. revista de futebol online


Futebol Magazine


Traductor


Ultimas Actualizações

Toni Kroos, el Maestro In...

Portugal, começar de novo...

O circo português

Porta de entrada a outro ...

Os génios malditos alemãe...

Be right back

2014, um Mundial de parad...

Brasil vs Alemanha, o fim...

Di Stefano, o jogador mai...

Portugal, as causas da hu...

Últimos Comentários
ManostaxxGerador Automatico de ideias para topicos...
ManostaxxSaiba onde estão os seus filhos, esposo/a...
En el libro último de Carlos Daniel ni siquiera se...
.Xavi e o melhor jogador meio campista atual e da ...
.Xavi e o melhor jogador meio campista atual e da ...
Posts mais comentados
69 comentários
64 comentários
47 comentários
Arquivo
.Do Autor
Cinema
.Blogs Portugueses
4-4-2
A Outra Visão
Açores e o Futebol
Duplo Pivot
Foot in My Heart
Futebol Finance
Futebol Portugal
Lateral Esquerdo
Leoninamente
Minuto Zero
Negócios do Futebol
Pitons em Riste
Porta 19
Portistas de Bancada
Reflexão Portista
TreinadorFutebol
.Blogs Internacionais
Os mais destacados blogs internacionais de futebol
.Imprensa Desportiva
Edições Online Imprensa
Aviso

Podem participar nesta tertúlia futebolistíca enviando os vossos comentários e sugestões à direcção de correio electrónico: Miguel.Lourenco.Pereira@gmail.com


Bem Vindos a Em Jogo...


Nota



O Em Jogo informa os leitores que as fotos publicadas não são da autoria do weblog sendo que os seus respectivos direitos pertencem aos seus legítimos autores.



Siga o Em Jogo através do:

Follow Em_Jogo on Twitter


Em Jogo

Crea tu insignia

Bem vindo!

Categorias

todas as tags

subscrever feeds
blogs SAPO