Quarta-feira, 24 de Março de 2010

Na Suiça sonham com um novo Chapuisat. Em Wolfsburg pensam já no sucessor de Edin Dzeko. Expectativa máxima por um jovem dianteiro de apenas 18 anos que deixou a Europa encandeada. Afinal, a eficácia e classe de Ben Khalifa não se encontra todos os dias.

 

O Mundo do Futebol ouvi falar dele pela primeira vez no último Europeu de sub-17. Contra todas as expectativas possíveis e imaginárias a selecção Suiça emergiu como a ganhadora. E entre uma boa meia dúzia de jovens de grande talento, emergiu de forma imediata a figura franzina de Nassim Ben Khalifa. O jovem dianteiro cumpriu há dois meses os 18 anos. E no entanto já lhe exigem coisas de graúdos. Desde a sua explosão nas equipas juvenis helvéticas até agora viveu-se na expectativa para saber qual é o seu próximo malabarismo. Em 2007 surgiu como a estrela dos sub-15 suiços, ainda jogava na equipa de juvenis do seu clube de sempre, o Grashoppers. Durante dois anos foi progredindo de forma mais rápida na própria equipa nacional do que no seu clube. Já com o título de estrela juvenil europeia foi a vez de dar o salto ao mundo dos adultos profissionais. E fê-lo com brio. A finais da época passada começou a fazer parte das convocatórias da equipa sénior. A sua estreia foi a 7 de Março, num jogo contra o Sion. Disputou apenas 17 minutos mas tornou-se no mais jovem atleta de sempre a jogar pelo histórico conjunto suíço. O público tinha encontrado o seu novo ídolo. Curiosamente foi contra o Sion, já em Julho com a nova época em curso, que marcou o seu primeiro golo oficial. Agora conta já com 14 jogos oficiais e dois tentos apontados na liga. Mas mais que a eficácia dos números foi o estilo natural com que acompanha cada lance que chamou a atenção de meio mundo.

 

O Europeu de sub-17 em 2008 na Turquia foi o seu cartão de apresentação. No ano seguinte foi a grande estrela da prova, agora disputada na Alemanha. A Suiça foi a estrela e o seu nome surgiu de imediato. Alto, rápido e com bom jogo de pés, Khalifa joga habitualmente com segundo avançado. Nas transições é hábil no jogo de costas para a baliza e funciona melhor quando complementado por um goleador letal. Mesmo assim os seus números na equipa Suiça são de primeiro nível. 20 golos em 40 partidos oficiais e um troféu de Melhor Marcador do Mundial Sub-19 na Nigéria confirmam-no.

De tal forma que o Wolfsburg, que já sabe que este Verão deixará de contar com a sua jovem estrela bósnia, Edin Dzeko, começou a procurar o seu substituto. E encontrou-o no suíço. O contrato assinado em Fevereiro garante a Khalifa um contrato de cinco anos no conjunto alemão. Possibilidade de crescer numa equipa com ambição mas sem a pressão dos grandes conjuntos que irão esperar para acompanhar a sua evoluaçao como já fazem com Iker Muniain e Romelu Lukaku, que com ele compõe o trio de ases das jovens estrelas europeias.

 

O sonho do dianteiro é estar na lista para o próximo Mundial mas terá de esperar. Desde 1994 que a Suiça não marca presença num Campeonato do Mundo. Nessa época a equipa contava com as estrelas Alain Sutter, Kubilaz Turkkylmaz e Stephane Chapuisat. Para a geração de futuro o nome de Ben Khalifa tornou-se numa esperança de um regresso aos melhores dias do futebol helvético.



Miguel Lourenço Pereira às 18:24 | link do post | comentar

.O Autor

Miguel Lourenço Pereira

Fundamental.
EnfoKada
Novembro 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


FUTEBOL MAGAZINE. revista de futebol online


Futebol Magazine


Traductor


Ultimas Actualizações

Toni Kroos, el Maestro In...

Portugal, começar de novo...

O circo português

Porta de entrada a outro ...

Os génios malditos alemãe...

Be right back

2014, um Mundial de parad...

Brasil vs Alemanha, o fim...

Di Stefano, o jogador mai...

Portugal, as causas da hu...

Últimos Comentários
ManostaxxGerador Automatico de ideias para topicos...
ManostaxxSaiba onde estão os seus filhos, esposo/a...
En el libro último de Carlos Daniel ni siquiera se...
.Xavi e o melhor jogador meio campista atual e da ...
.Xavi e o melhor jogador meio campista atual e da ...
Posts mais comentados
69 comentários
64 comentários
47 comentários
Arquivo
.Do Autor
Cinema
.Blogs Portugueses
4-4-2
A Outra Visão
Açores e o Futebol
Duplo Pivot
Foot in My Heart
Futebol Finance
Futebol Portugal
Lateral Esquerdo
Leoninamente
Minuto Zero
Negócios do Futebol
Pitons em Riste
Porta 19
Portistas de Bancada
Reflexão Portista
TreinadorFutebol
.Blogs Internacionais
Os mais destacados blogs internacionais de futebol
.Imprensa Desportiva
Edições Online Imprensa
Aviso

Podem participar nesta tertúlia futebolistíca enviando os vossos comentários e sugestões à direcção de correio electrónico: Miguel.Lourenco.Pereira@gmail.com


Bem Vindos a Em Jogo...


Nota



O Em Jogo informa os leitores que as fotos publicadas não são da autoria do weblog sendo que os seus respectivos direitos pertencem aos seus legítimos autores.



Siga o Em Jogo através do:

Follow Em_Jogo on Twitter


Em Jogo

Crea tu insignia

Bem vindo!

Categorias

todas as tags

subscrever feeds
blogs SAPO