Sexta-feira, 19 de Março de 2010

Campeonato de pequeno impacto, a Eredivise tem-se especializado nos últimos anos em lançar novos talentos precoces para a ribalta. Na época passada uma das figuras de uma das ligas mais emocionantes de sempre foi Eljero Elia. Passado um ano da sua explosão o jovem extremo é já uma das grandes referências do futebol jovem europeu.

 
Tem tudo para fazer deste o seu ano.
O seleccionador confia nele e no Hamburg SV tratam-no como uma estrela. E tudo com apenas 23 anos de idade. Mas na vida de Eljero Elia tudo foi realmente precoce. O jovem de origem marroquina desde cedo começou a actuar nas ligas amadoras juvenis da Holanda. Com 16 anos o jovem foi contratado pelo modesto ADO Den Haag, clube da capital holandesa. A ideia era desenvolver o seu talento na equipa juvenil mas rapidamente Elia chamou à atenção pela sua rapidez e precisão nos centros. Em 2005, com 17 anos, foi chamado pela primeira vez à equipa principal chegando ainda a disputar quatro jogos como titular. Esse Verão revelou-se decisivo para a sua curta carreira. O clube de Haia contratou o polémico Lex Schoenmaker que rapidamente fez saber ao jogador que não contava com ele como primeira opção. Por essa altura já Elia era uma das estrelas da selecção de sub-19 da Holanda e rapidamente os tubarões da liga holandesa cercaram o jovem com promessas de grandeza. Por estranho que pareça Elia rejeitou Ajax e PSV, preferindo o modesto Twente. Aí passou um ano tranquilo até que chegou o inglês Steve MacLaren. Adepto do jogo rápido e vertical, rapidamente Elia chamou a atenção do técnico que lhe deu todo o corredor direito para explodir. E assim foi. Numa época notável o jovem então com 20 anos ajudou o seu novo clube a conseguir o segundo posto na competição. Sem surpresa foi eleito o Melhor Jovem Jogador do campeonato.
 
Apesar do clube holandês ter conseguido o apuramento para a fase preliminar da Champions League, o jovem Elia rapidamente percebeu que estava na hora de dar o salto. Seduzido pela oferta do Hamburg SV, aceitou passar para a mais exigente Bundesliga. O negócio cifrou-se em cerca de 9 milhões de euros – fundamentais para um clube pequeno como o modesto Twente – e pouco tempo depois Elia estreava-se como titular pelo clube do norte da Alemanha. As suas exibições rapidamente cativaram os adeptos germânicos e o seleccionador Bert van Marwijk. Cansado da debilidade física de Arjen Robben e Rafael van der Vaart, o técnico convocou a ainda jovem promessa para a última ronda de jogos internacionais de 2009. E Elia respondeu. No primeiro encontro, frente ao Japão, fez duas assistências para golo. Dias depois, frente à Escócia, estreou-se a marcar pela Orange. Rapidamente se percebeu que é um dos nomes certos para a viagem à África do Sul.
 
Os números de Elia são espantosos para um jovem extremo que faz da velocidade a sua grande arma. Autor de golos e assistências no rejuvenescido Hamburg SV, é um dos rostos mais importantes da actual Bundesliga. Na Holanda começa a ganhar o culto de jovem estrela como tantas jovens promessas antes de ele. A sua parceria com van Nistelrooy é um trunfo para o seleccionador holandês que sabe que a irreverência de jogadores como Elia serão fundamentais nas pretensões holandesas no próximo Mundial. Um torneio que o jovem quer fazer seu.


Miguel Lourenço Pereira às 20:10 | link do post | comentar

.O Autor

Miguel Lourenço Pereira

Fundamental.
EnfoKada
Novembro 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


FUTEBOL MAGAZINE. revista de futebol online


Futebol Magazine


Traductor


Ultimas Actualizações

Toni Kroos, el Maestro In...

Portugal, começar de novo...

O circo português

Porta de entrada a outro ...

Os génios malditos alemãe...

Be right back

2014, um Mundial de parad...

Brasil vs Alemanha, o fim...

Di Stefano, o jogador mai...

Portugal, as causas da hu...

Últimos Comentários
En el libro último de Carlos Daniel ni siquiera se...
.Xavi e o melhor jogador meio campista atual e da ...
.Xavi e o melhor jogador meio campista atual e da ...
Ya existe Avenida Eusebio, Estadio da Luz; NO EXIS...
¡Suerte....!
Posts mais comentados
69 comentários
64 comentários
47 comentários
Arquivo
.Do Autor
Cinema
.Blogs Portugueses
4-4-2
A Outra Visão
Açores e o Futebol
Duplo Pivot
Foot in My Heart
Futebol Finance
Futebol Portugal
Lateral Esquerdo
Leoninamente
Minuto Zero
Negócios do Futebol
Pitons em Riste
Porta 19
Portistas de Bancada
Reflexão Portista
TreinadorFutebol
.Blogs Internacionais
Os mais destacados blogs internacionais de futebol
.Imprensa Desportiva
Edições Online Imprensa
Aviso

Podem participar nesta tertúlia futebolistíca enviando os vossos comentários e sugestões à direcção de correio electrónico: Miguel.Lourenco.Pereira@gmail.com


Bem Vindos a Em Jogo...


Nota



O Em Jogo informa os leitores que as fotos publicadas não são da autoria do weblog sendo que os seus respectivos direitos pertencem aos seus legítimos autores.



Siga o Em Jogo através do:

Follow Em_Jogo on Twitter


Em Jogo

Crea tu insignia

Bem vindo!

Categorias

todas as tags

subscrever feeds
blogs SAPO