Segunda-feira, 22 de Fevereiro de 2010

O futebol muitas vezes é um acto de raiva. A conferência de imprensa dos jogadores do Porto - relembrando a injustiça das suspensões aplicadas pelo Conselho Disciplinar da Liga a Hulk e Sapunaru - tiveram o condão de unir uma equipa desencontrada. A goleada imposta ao Braga foi apenas o espelho da raiva que carbura este update portista. Resta saber se a melhoria na versão 2010 será suficiente para tapar buracos antigos.

5-1.

Um resultado esmagador e que espelha, fielmente, o que se viveu no tapete verde do Dragão. Um Braga que nunca foi a equipa organizada e tacticamente exemplar de toda a época. O FC Porto que voltou a ser combustão pura - tal como no duelo contra o Sporting - e tapou as suas deficiências com a raiva de ultrapassar os sucessivos obstáculos extra-desportivos que o ano vai levantando na caminhada do campeão nacional para o seu segundo Pentacampeonato. Ao entrar em campo com camisolas de apoio aos dois colegas suspensos pela Liga, o já ausente Sapunaru e o brasileiro Hulk, a equipa portista provou que mantém o espirito de fazer das fraquezas, forças.

Este não é o melhor Porto. Nem é um grande Porto. Mas é um Porto repleto de raiva e isso, no futebol, é muitas vezes a fórmula necessária para ganhar. No duelo previsivelmente mais complicado dos portistas até ao final de ano, a diferença foi tal que durante segundos ninguém parecia entender bem o porquê destes oito pontos de diferença. Como se atrás não houvesse um Braga disciplinado e tacticamente perfeito e um Porto repleto de defeitos e buracos dificeis de esconder.

 

A história do jogo podia fazer-se com os golos. Os seis. Ou com o ritmo de jogo que foi demoniaco desde os primeiros instantes. Aos 37 minutos já o Braga estava vergado. Tudo o resto era um mero trâmite porque Domingos sabia que a noite não estava para reviravoltas. A atitude dos comandados de Jesualdo Ferreira, empolgados pela vitória sofrida ante o Arsenal, foi a melhor possível. Ruben Micael continua a mostrar que é a patch certa para este update informático que soltou a burocracia java da linguagem encriptada de Jesualdo. O médio soltou Raul Meireles - numa das melhores exibições da temporada - e mais do que isso, soltou Varela. O extremo tem estado endiabrado e provou-o com mais assistências e bons momentos. Os golos foram entrando sem que Eduardo pudesse fazer algo. Meireles oportuno no primeiro, Alvaro Pereira determinado no segundo e Falcao letal no terceiro.

A segunda parte era, para ambas as equipas, um curioso desafio. O FC Porto tinha a obrigação de controlar sem se desgastar demasiado. O Braga teria de articular uma reacção sabendo, de antemão, que era uma luta perdida. Nesses meios-termos o contra-golpe e a ratice azul e branca puderam com o espirito dos arsenalistas. Os golos de FalcaoBelluschi e os erros de Micael e Mariano deixaram a tónica. Podiam ter sido mais. E a diferença poderia ter sido igualmente menor, não tivesse o Braga apenas incomodado por uma vez pelo ar a defesa portista. Depois do golo do Arsenal, o tento de Alan volta a provar que nos céus este dragão voa baixinho.

O Braga continua a ser a melhor equipa da época mas ontem foi ultrapassado por um conjunto mecanizado e determinado. Ao longe o Benfica assistiu agradado ao duelo que o coloca agora lider solitário. A pressão verdadeira começará a sentir-se agora na Luz quando falta ainda ultrapassar os mais dificeis obstáculos do calendário. Já o Braga tem apenas o duelo da Luz entre os mais dificeis. O Porto sabe que a dificuldade não conta. Seis pontos de atraso não permitem veleidades. Mas a luta pelo título, apesar da decisão prévia nos corredores, continua no campo a três.

 



Miguel Lourenço Pereira às 09:38 | link do post | comentar

3 comentários:
De sergio a 22 de Fevereiro de 2010 às 23:45
Desculpe a parvoice, mas o Hulk e o Sapunaru morreram? Foram para o Hospital?

Os adeptos e jogadores do Manchester Utd também fizeram o mesmo pelo Cantona?

Vigilia pela verdade desportiva? No Porto? Muito cómico...

PS: quanto ao jogo, nada a dizer, campeonato até ao fim...


De Miguel Lourenço Pereira a 23 de Fevereiro de 2010 às 12:40
Caro Sergio,

Poderia haver campeonato até ao fim se a prova não tivesse sido direccionada e condicionada no ultimo mês. E nem falo nos casos do FC Porto, porque, apesar de tudo, tanto Hulk como Sapunaru, são peças dispensáveis na estrutura do FC Porto.

Quanto ao apoio dos adeptos, é legitimo, como o de qualquer clube. E não é nem sequer inédito. A questão não está em se houve ou não agressões, isso parece claro. Está na importancia desportiva de uma figura alheia ao jogo que nem está numa zona legalmente permitida, nem é um agente do jogo a ponto de poder levar a uma aplicação cumprida nas quatro linhas.

Uma agressao a um agente da autoridade à porta do autocarro por um atleta deveria significar a sua suspensao desportiva? Isso é confundir justiça desportiva com justiça civil. E aí está o quid da questão!

cumprimentos


De katia a 30 de Abril de 2010 às 15:30
Muitos já disseram muitas coisas, mas isso não vai me abalar, nem vai mudar o resultado para mim a justiça em portugal e uma merda ! caso contrario estes JAVARDOS todos [você também] pagariam com lingua de palmo as suas vozes de burros ..


Comentar post

.O Autor

Miguel Lourenço Pereira

Fundamental.
EnfoKada
Novembro 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


FUTEBOL MAGAZINE. revista de futebol online


Futebol Magazine


Traductor


Ultimas Actualizações

Toni Kroos, el Maestro In...

Portugal, começar de novo...

O circo português

Porta de entrada a outro ...

Os génios malditos alemãe...

Be right back

2014, um Mundial de parad...

Brasil vs Alemanha, o fim...

Di Stefano, o jogador mai...

Portugal, as causas da hu...

Últimos Comentários
ManostaxxGerador Automatico de ideias para topicos...
ManostaxxSaiba onde estão os seus filhos, esposo/a...
En el libro último de Carlos Daniel ni siquiera se...
.Xavi e o melhor jogador meio campista atual e da ...
.Xavi e o melhor jogador meio campista atual e da ...
Posts mais comentados
69 comentários
64 comentários
47 comentários
Arquivo
.Do Autor
Cinema
.Blogs Portugueses
4-4-2
A Outra Visão
Açores e o Futebol
Duplo Pivot
Foot in My Heart
Futebol Finance
Futebol Portugal
Lateral Esquerdo
Leoninamente
Minuto Zero
Negócios do Futebol
Pitons em Riste
Porta 19
Portistas de Bancada
Reflexão Portista
TreinadorFutebol
.Blogs Internacionais
Os mais destacados blogs internacionais de futebol
.Imprensa Desportiva
Edições Online Imprensa
Aviso

Podem participar nesta tertúlia futebolistíca enviando os vossos comentários e sugestões à direcção de correio electrónico: Miguel.Lourenco.Pereira@gmail.com


Bem Vindos a Em Jogo...


Nota



O Em Jogo informa os leitores que as fotos publicadas não são da autoria do weblog sendo que os seus respectivos direitos pertencem aos seus legítimos autores.



Siga o Em Jogo através do:

Follow Em_Jogo on Twitter


Em Jogo

Crea tu insignia

Bem vindo!

Categorias

todas as tags

subscrever feeds
blogs SAPO