Sexta-feira, 15 de Maio de 2009

Para os mais desatentos nos últimos dias tem-se vindo a disputar na Alemanha o Campeonato da Europa de sub-17. Uma competição sem grande glamour - por lá ainda não andam as jovens estrelas com contractos milionários do Euro sub-21 - mas fundamental para entender futuras tendencias do futebol europeu. Foi nas últimas edições do Euro sub-17 que se percebeu que a Espanha começava a ser um caso sério de competitividade, que a Turquia e a Rússia eram um fenómeno sério e que o futebol britanico, frances e italiano estava em queda livre na área da formação. De Portugal, mais vale nem falar.

 

No próximo domingo temos a final mais esperada, uma final que confirma de novo a tendência da formação do futebol europeu. Se exceptuarmos a poderosíssima cantera espanhola e francesa, não há hoje duas nações do futebol europeu com tanto potencial de futuro como sucede com Alemanha e Holanda.

A prova tem revelado uma série de nomes obrigatórios de futuro, mas o jogo colectivo destas duas equipas colocam-nas um nivel por em cima dos rivais. Para além da organização táctica - muito mais ofensiva no caso holandes, muito mais coesa na Manschaft - são destas equipas que se tem encontrado os mais interessantes jogadores de futuro. A anfitriã Alemanha conta com tres nomes básicos para o futuro: Reinhold Yoba, Christopher Butchmann e Matthias Zimmerman.

 

É uma equipa que confirma a boa forma da formação da Alemanha, que para além da revitalizada Bundesliga, tem uma selecção principal de novo no mais alto nivel e uma cantera capaz de garantir o futuro por mais de quinze anos. Depois da vitória no passado ano do Euro sub19, os germanicos podem consagrar o seu dominio no futebol de formação europeu actual. Para tal terá de repetir o mesmo resultado da fase de grupos onde venceu por 2-0 a equipa rival na final de Magdburg.

 

Do outro lado estará a Holanda, bicampeã em titulo do europeu de sub-21 e uma eterna máquina formadora de talentos. Após a derrota contra a Alemanha na fase de grupos, a nova face da laranja mecânica volta para assombrar a equipa teutónica. A equipa holandesa derrotou a sóbria Suiça nas meias finais graças ao trabalho de futuras vedetas Shabir Isoufi, Osama Rashid e Luc Castaignos. A equipa holandesa joga de forma claramente ofensiva do primeiro ao último minuto e são um perigo para a defesa alemã. Ou para qualquer equipa do mundo...

Os mais nostálgicos lembrar-se-ão da final de Munique entre a então mitica equipa de Cruyff e a não menos genial selecção de Beckhambauer. Ou da semi-final, quatorze anos depois, na mesma cidade, entre Klinsmann e van Basten. O futuro pertencerá seguramente a alguns dos jovens que subirão ao relvado de Magdburgo. Mais do que adivinhar quais serão os reais craques do futuro, o mais interessante é entender que o passado repete-se e que o futuro pertence aos mesmos que há trinta ou vinte anos dominaram o futebol europeu.

 



Miguel Lourenço Pereira às 20:36 | link do post | comentar

.O Autor

Miguel Lourenço Pereira

Fundamental.
EnfoKada
Novembro 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


FUTEBOL MAGAZINE. revista de futebol online


Futebol Magazine


Traductor


Ultimas Actualizações

Toni Kroos, el Maestro In...

Portugal, começar de novo...

O circo português

Porta de entrada a outro ...

Os génios malditos alemãe...

Be right back

2014, um Mundial de parad...

Brasil vs Alemanha, o fim...

Di Stefano, o jogador mai...

Portugal, as causas da hu...

Últimos Comentários
ManostaxxGerador Automatico de ideias para topicos...
ManostaxxSaiba onde estão os seus filhos, esposo/a...
En el libro último de Carlos Daniel ni siquiera se...
.Xavi e o melhor jogador meio campista atual e da ...
.Xavi e o melhor jogador meio campista atual e da ...
Posts mais comentados
69 comentários
64 comentários
47 comentários
Arquivo
.Do Autor
Cinema
.Blogs Portugueses
4-4-2
A Outra Visão
Açores e o Futebol
Duplo Pivot
Foot in My Heart
Futebol Finance
Futebol Portugal
Lateral Esquerdo
Leoninamente
Minuto Zero
Negócios do Futebol
Pitons em Riste
Porta 19
Portistas de Bancada
Reflexão Portista
TreinadorFutebol
.Blogs Internacionais
Os mais destacados blogs internacionais de futebol
.Imprensa Desportiva
Edições Online Imprensa
Aviso

Podem participar nesta tertúlia futebolistíca enviando os vossos comentários e sugestões à direcção de correio electrónico: Miguel.Lourenco.Pereira@gmail.com


Bem Vindos a Em Jogo...


Nota



O Em Jogo informa os leitores que as fotos publicadas não são da autoria do weblog sendo que os seus respectivos direitos pertencem aos seus legítimos autores.



Siga o Em Jogo através do:

Follow Em_Jogo on Twitter


Em Jogo

Crea tu insignia

Bem vindo!

Categorias

todas as tags

subscrever feeds
blogs SAPO