Quinta-feira, 11 de Fevereiro de 2010

Esta semana estreia nas salas de cinema portuguesas Looking For Eric. Comédia optimista de Ken Loach, um dos cineastas sociais mais determinantes da filmografia europeia dos últimos 50 anos, o filme é também uma séria abordagem ao poder do futebol como elemento de coesão social. E claro, Looking for Eric é um regresso nostálgico à imensa figura de Cantona, o rei de Manchester.

 

 

Não vemos como um lotado Old Trafford, repleto de ingleses fanáticos, parava os jogos cantando La Marseillese como sucedia cada vez que Eric Cantona deslumbrava com mais um golpe de génio. Mas em troca temos o próprio enfant terrible de Manchester a ensaiar o hino francês num trompete no topo de um prédio da cidade cinzenta do norte de Inglaterra. Não é a primeira vez que Cantona se transforma em actor. Já o tinha sido, para lembrar o caso mais longínquo, no drama histórico Elizabeth. Mas desta feita Cantona é Cantona. Igual a si próprio em todos os sentidos. O jogador que abandonou o futebol porque tinha perdido a alegria de jogar passou os últimos treze anos a alimentar a sua aura de grandeza enquanto se dedicava às suas novas paixões. A pintura, a música, o futebol de praia e o cinema. O esboço do argumento de Looking For Eric é do próprio Cantona e só depois de alguns anos na prateleira surgiu a possibilidade de Ken Loach e o seu parceiro de sempre, Paul Laverty, adaptarem a ideia original. Loach é um apaixonado do jogo como qualquer bom britânico. Já em 1969, quando ainda era um imberbe idealista, não resistiu a plasmar no ecrã outro dos grandes ídolos de Old Trafford, o inglês Bobby Charlton. Foi na comédia Kes, onde um professor universitário sonha imitar cada movimento do internacional inglês fintando os alunos pelo corredor de uma austera universidade.
 
 
A história por detrás de Looking For Eric encaixa perfeitamente no universo do cineasta. Um carteiro de Manchester, Eric Bishop, a viver uma profunda crise de meia-idade, encontra-se perdido. Incapaz de lidar com a indisciplina dos seus enteados e farto da sua rotina do dia a dia, este Eric acha que a vida deixou de ter sentido. É então, no culminar dessa depressão aguda, que lhe aparece outro Eric, o Cantona. A princípio Bishop não acredita que está frente a frente com seu ídolo de sempre. A frase “Por favor, diz algo em francês!”, dá a tónica do que se verá depois. Porque Cantona é aqui um guru espiritual muito especial. O único que o pode ver é Bishop. E nem ele acredita nos dons de guia espiritual de Cantona a principio. Mas à medida que este lhe vai devolvendo a alegria de viver, o carteiro começa a perceber que o que parece ser um sonho podia muito bem ser uma situação real.
Perto do final desta história de reconciliação com a vida, com o futebol como veículo único para a reconversão de uma alma perdida, os dois Erics sentam-se à frente da televisão para ver uma colectânea dos melhores golos de Eric Cantona. O francês, sério e sisudo, não reage a cada salto de entusiasmo do pobre carteiro, como se este estivesse a ver cada golo pela primeira vez. E no final diz-lhe que, depois de tantos anos, é um passe impossível para um golo de Dennis Irwin o lance que realmente marcou a sua carreira. Um passe, não um golo. A mensagem não podia ser mais clara. E tal como aparece do nada, Cantona desaparece. Eric Bishop já se reencontrou consigo mesmo.
 
O filme foi um relativo sucesso comercial no Reino Unido e passeou-se pelo Festival de Cannes na passada Primavera onde recebeu vários aplausos da crítica. Chega agora às salas portuguesas com o atractivo de seguir uma história que tem esse traço humano que só cineastas como Ken Loach conseguem dar. Cada adepto pode imaginar o seu ídolo. Cada adepto pode imaginar o seu dia mais negro. Se ele lhe aparecesse com uma mensagem de tranquilidade, quem não iria querer cruzar-se com o seu próprio Eric?


Miguel Lourenço Pereira às 19:56 | link do post | comentar

3 comentários:
De Vitor Zenha a 11 de Fevereiro de 2010 às 23:02
Pensar que já vimos este senhor, no areal do Sr. da Pedra, por alturas do Mundialito de futebol de praia!!

Grande Abraço

P.S. Já viste o nosso equipamento para o Mundial??

http://nsa13.casimages.com/img/2010/02/11/100211103023984704.jpg


De sergio a 12 de Fevereiro de 2010 às 00:06
http://www.youtube.com/watch?v=H_uzU85htH4

Neste video estão alguns dos momentos do Eric!


De Miguel Lourenço Pereira a 16 de Fevereiro de 2010 às 12:36
Um dos melhores jogadores da história e um dos icones dos anos 90. Até no futebol de praia mostrou ter um toque de classe especial.

Quando estive frente a frente com ele a sua presença impunha uma aura impressionante que nenhum futebolista de hoje conseguiria transmitir.

cumprimentos


Comentar post

.O Autor

Miguel Lourenço Pereira

Fundamental.
EnfoKada
Novembro 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


FUTEBOL MAGAZINE. revista de futebol online


Futebol Magazine


Traductor


Ultimas Actualizações

Toni Kroos, el Maestro In...

Portugal, começar de novo...

O circo português

Porta de entrada a outro ...

Os génios malditos alemãe...

Be right back

2014, um Mundial de parad...

Brasil vs Alemanha, o fim...

Di Stefano, o jogador mai...

Portugal, as causas da hu...

Últimos Comentários
ManostaxxGerador Automatico de ideias para topicos...
ManostaxxSaiba onde estão os seus filhos, esposo/a...
En el libro último de Carlos Daniel ni siquiera se...
.Xavi e o melhor jogador meio campista atual e da ...
.Xavi e o melhor jogador meio campista atual e da ...
Posts mais comentados
69 comentários
64 comentários
47 comentários
Arquivo
.Do Autor
Cinema
.Blogs Portugueses
4-4-2
A Outra Visão
Açores e o Futebol
Duplo Pivot
Foot in My Heart
Futebol Finance
Futebol Portugal
Lateral Esquerdo
Leoninamente
Minuto Zero
Negócios do Futebol
Pitons em Riste
Porta 19
Portistas de Bancada
Reflexão Portista
TreinadorFutebol
.Blogs Internacionais
Os mais destacados blogs internacionais de futebol
.Imprensa Desportiva
Edições Online Imprensa
Aviso

Podem participar nesta tertúlia futebolistíca enviando os vossos comentários e sugestões à direcção de correio electrónico: Miguel.Lourenco.Pereira@gmail.com


Bem Vindos a Em Jogo...


Nota



O Em Jogo informa os leitores que as fotos publicadas não são da autoria do weblog sendo que os seus respectivos direitos pertencem aos seus legítimos autores.



Siga o Em Jogo através do:

Follow Em_Jogo on Twitter


Em Jogo

Crea tu insignia

Bem vindo!

Categorias

todas as tags

subscrever feeds
blogs SAPO