Domingo, 31 de Janeiro de 2010

Victor Moses continua a actuar no modesto Crystal Palace. Tem sabido resistir às multiplas tentações. Mas até os mais aférrimos adeptos do historico conjunto londrino sabem que o seu profeta tem hora de partida. Com Barcelona e Arsenal a disputarem os seus serviços, o jovem anglo-nigeriano sabe que está a poucos passos de atingir o estrelato.

É pouco habitual que o Barcelona se deixe seduzir por um jovem estrangeiro que não seja "pescado" bem novo. Preferem a cultura blaugrana desde tenra idade como fizeram com Messi, Asulin, dos Santos e companhia. E no entanto Victor Moses tem deixado os olheiros catalães com a água na boca. Tal como os de meia Europa. E isto actuando num clube que vê lá bem ao longe as suas melhores épocas e milita tranquilamente nos lugares modestos da League One. Quando um jogador chama a atenção nessas circunstâncias é porque realmente tem algo de especial. E Moses tem-no!

Nascido numa pequena localidade nigeriana há 19 anos, o jovem com nome de profeta emigrou para Londres depois de cumprir os 11 anos a pedir asilo politico. A guerrilha muçulmana tinha assassinado os seus pais e o jovem foi enviado para o cuidado de uma família de adopção. Rapidamente se tornou num dos cracks do clube do seu bairro e chamou à atenção dos olheiros do Crystal Palace que o abordaram para integrar a sua equipa de formação. Aceitou o desafio e oito anos depois transformou-se no novo rosto do clube.

 

Aos 14 anos já era a estrela máxima do sector de formação do conjunto londrino apontando 50 golos numa só época. Começou por jogar a ponta de lança mas foi descaindo para a posição de extremo-esquerdo. Sob a orientação de Steve Kember foi progredindo no Palace até chegar às selecções jovens inglesas depois de um complicado processo de naturalização. Com 15 anos logrou a primeira internacionalização e um ano depois já somava 20 jogos e 10 golos pelos jovens Pross. Ao mesmo tempo que progredia no Palace Victor Moses tornou-se na grande estrela do futebol escolar inglês. Venceu a FA Youth Cup para a sua escola, Whitgift, chamando a atenção da comunicação social britânica.

A sua progressão foi de tal forma retumbante que aos 16 anos o técnico Neil Warnock não hesitou em chamá-lo à primeira equipa do Crystal Palace, então a militar na League One. No segundo jogo como profissional abriu a sua conta pessoal e tornou-se imediatamente em peça nuclear no lado esquerdo do ataque dos londrinos.

Esta temporada assumiu a titularidade desde o primeiro desafio e até agora actuou em 18 jogos apontando 6 golos. Além da rapidez que o destaque pelo flanco Moses destaca-se pela sua inteligência de jogo. De tal forma que as ofertas dos grandes europeus começaram a chegar em catadupa a Sellhurst Park. E como as dividias aindam não foram totalmente amortizadas, é bem provável que o jogador saia antes do previsto do seu clube de sempre.

Moses é provavelmente a maior promessa do futebol inglês actual. Rápido e letal, faz parte de uma geração de grandes promessas como o ainda jovem Theo Walcott, o também gunner Whilshire ou o citizen Richards. Um verdadeiro fenómeno da natureza que rapidamente dará o salto para os grandes palcos. Depois de fintar a morte na sua Nigéria natal, Moses dedica-se agora a fintar alegremente a vida nos relvados britânicos. 

 

PS: Precisamente hoje, última dia do mercado, confirmou-se a transferência de Victor Moses para o Wigan da Premier League. Certamente que este ano voltaremos a ouvir falar, e muito, deste magnifico dianteiro.



Miguel Lourenço Pereira às 11:20 | link do post | comentar

.O Autor

Miguel Lourenço Pereira

Fundamental.
EnfoKada
Novembro 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


FUTEBOL MAGAZINE. revista de futebol online


Futebol Magazine


Traductor


Ultimas Actualizações

Toni Kroos, el Maestro In...

Portugal, começar de novo...

O circo português

Porta de entrada a outro ...

Os génios malditos alemãe...

Be right back

2014, um Mundial de parad...

Brasil vs Alemanha, o fim...

Di Stefano, o jogador mai...

Portugal, as causas da hu...

Últimos Comentários
ManostaxxSaiba onde estão os seus filhos, esposo/a...
En el libro último de Carlos Daniel ni siquiera se...
.Xavi e o melhor jogador meio campista atual e da ...
.Xavi e o melhor jogador meio campista atual e da ...
Ya existe Avenida Eusebio, Estadio da Luz; NO EXIS...
Posts mais comentados
69 comentários
64 comentários
47 comentários
Arquivo
.Do Autor
Cinema
.Blogs Portugueses
4-4-2
A Outra Visão
Açores e o Futebol
Duplo Pivot
Foot in My Heart
Futebol Finance
Futebol Portugal
Lateral Esquerdo
Leoninamente
Minuto Zero
Negócios do Futebol
Pitons em Riste
Porta 19
Portistas de Bancada
Reflexão Portista
TreinadorFutebol
.Blogs Internacionais
Os mais destacados blogs internacionais de futebol
.Imprensa Desportiva
Edições Online Imprensa
Aviso

Podem participar nesta tertúlia futebolistíca enviando os vossos comentários e sugestões à direcção de correio electrónico: Miguel.Lourenco.Pereira@gmail.com


Bem Vindos a Em Jogo...


Nota



O Em Jogo informa os leitores que as fotos publicadas não são da autoria do weblog sendo que os seus respectivos direitos pertencem aos seus legítimos autores.



Siga o Em Jogo através do:

Follow Em_Jogo on Twitter


Em Jogo

Crea tu insignia

Bem vindo!

Categorias

todas as tags

subscrever feeds
blogs SAPO