Sábado, 23 de Janeiro de 2010

A história do futebol holandês sempre se construiu à base de virtuosos. A defesa foi sempre deixada para segundo plano. Talvez essa tenha sido o calcanhar de Aquiles que os fez soçobrar tantas vezes. E se pela esquerda sempre se encontraram opções, pela direita é dificil fazer memória de um jogador inesquecível. O futuro, no entanto, já está aí. Esse é o corredor de van der Wiel.

O Ajax continua - apesar da gravíssima crise desportiva - a ser uma das melhores escolas de formação do mundo. Só que mudou de vocação. Nos últimos anos dedicou-se ao sector defensivo e tem lançado verdadeiras pérolas. Poucas brilham já de forma tão intensa como o jovem holandês de 22 anos que um dia ousou dizer ao seu treinador que seria o melhor do mundo. Esse espirito de rebelde com causa tornou imediatamente van der Wiel num case-study.

Nascido em Amesterdão em 1988, mais um producto dessa multiculturalidade que dá cor à cidade que ganhou ao mar, o lateral demorou 20 anos a fazer-se notar. E agora o futuro está pendente do próximo passo. Desde pequeno começou a fazer parte da formação ajaccied. E apesar do seu 1m82 nunca perdeu o toque da velocidade que fazem das suas explosões uma arma absolutamente desequilibrante. Aos 8 anos já andava pelos infantis do Ajax. Aos 15 os pais mudaram-se e ele teve de transferir-se para o modesto Haarlem. Mas dois anos depois o Ajax foi repescá-lo de forma definitiva. Com 19 anos passou a treinar habitualmente com a equipa principal e estreou-se como titular em Março de 2007. 

 

Foi Marco van Basten, impressionado com o seu carisma, que lhe deu no ano seguinte a titularidade e o número 2. Não voltou a largar ambos. As suas arrancadas tornaram-se fulcrais na manobra de jogo da equipa e van der Wiel começou a mostrar a sua faceta ofensiva com golos e assistências. No final da época já somava mais de 40 jogos pela primeira equipa e a sua primeira internacional. O ex-adjunto do seu treinador em Amesterdão, van der Maarjwick, seguiu o conselho de van Basten e chamou o jovem lateral. O número 2 não desiludiu e rapidamente deu entender que o lugar é seu para a viagem à África do Sul. Depois de ter já brilhado com os sub-20 em Toulon disputou três jogos pelos seniores. Todos com nota máxima.

Na equipa holandesa van der Wiel continua, agora sob o mandato de Martin Jol, a ser determinante. Com Verthoygen, Alderweild e Emanuelson forma um quarteto defensivo de luxo. Ofensivo, jovem e desequilibrante. A equipa perdeu pontos importantes e já está longe do primeiro posto mas a sua qualidade futebolistica emerge jornada após jornada. Polémico como poucos - um incidente com o Twitter quase causou o seu afastamento do Orange - e com um caracter dificil, van der Wiel já sabe que tem meia Europa atrás de si. 

Veloz, com bom posicionamento e extremamente ofensivo, o holandês parece ser o herdeiro natural do brasileiro Daniel Alves como melhor lateral direito ofensivo do futebol europeu. Mostra caracteristicas já de grande maturidade e em Amesterdão sabem que dificilmente ficará no Arena durante mais tempo. Pode ser que uma arrancada veloz pelo seu corredor num qualquer estádio da África do Sul seja o suficiente para o levar às estrelas. 

 



Miguel Lourenço Pereira às 16:03 | link do post | comentar

3 comentários:
De DC a 23 de Janeiro de 2010 às 21:32
gostava de ser parceiro do vosso blog
o meu ainda é recente e precisa de alguma promoção
se adicionarem o meu aos favoritos terei prazer em adicionar vosso
obrigado

http://dcfutebolclube.blogspot.com/


De Jogos Online a 26 de Abril de 2011 às 22:24
Este blog está muito bom, parabens


De Miguel Lourenço Pereira a 27 de Abril de 2011 às 08:15
Obrigado!


Comentar post

.O Autor

Miguel Lourenço Pereira

Fundamental.
EnfoKada
Novembro 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


FUTEBOL MAGAZINE. revista de futebol online


Futebol Magazine


Traductor


Ultimas Actualizações

Toni Kroos, el Maestro In...

Portugal, começar de novo...

O circo português

Porta de entrada a outro ...

Os génios malditos alemãe...

Be right back

2014, um Mundial de parad...

Brasil vs Alemanha, o fim...

Di Stefano, o jogador mai...

Portugal, as causas da hu...

Últimos Comentários
ManostaxxGerador Automatico de ideias para topicos...
ManostaxxSaiba onde estão os seus filhos, esposo/a...
En el libro último de Carlos Daniel ni siquiera se...
.Xavi e o melhor jogador meio campista atual e da ...
.Xavi e o melhor jogador meio campista atual e da ...
Posts mais comentados
69 comentários
64 comentários
47 comentários
Arquivo
.Do Autor
Cinema
.Blogs Portugueses
4-4-2
A Outra Visão
Açores e o Futebol
Duplo Pivot
Foot in My Heart
Futebol Finance
Futebol Portugal
Lateral Esquerdo
Leoninamente
Minuto Zero
Negócios do Futebol
Pitons em Riste
Porta 19
Portistas de Bancada
Reflexão Portista
TreinadorFutebol
.Blogs Internacionais
Os mais destacados blogs internacionais de futebol
.Imprensa Desportiva
Edições Online Imprensa
Aviso

Podem participar nesta tertúlia futebolistíca enviando os vossos comentários e sugestões à direcção de correio electrónico: Miguel.Lourenco.Pereira@gmail.com


Bem Vindos a Em Jogo...


Nota



O Em Jogo informa os leitores que as fotos publicadas não são da autoria do weblog sendo que os seus respectivos direitos pertencem aos seus legítimos autores.



Siga o Em Jogo através do:

Follow Em_Jogo on Twitter


Em Jogo

Crea tu insignia

Bem vindo!

Categorias

todas as tags

subscrever feeds
blogs SAPO