Sexta-feira, 15 de Janeiro de 2010

No melhor país europeu para encontrar defesas esquerdos de excepção, Benoit Tremoulinas vive cercado de uma concorrência impiedosa. Mas o seu futebol supera qualquer comparação. Rápido, eficaz, tacticamente perfeito, é o protótipo de lateral que mais se aproxima da perfeição. A época deste ano em França ficará indubitavelmente marcada pelo show de Tremoulinas.

Já tem 24 anos e a sua afirmação não é de agora.

Benoit Tremoulinas já foi um elemento nuclear na época passada para Laurent Blanc, nessa mitica corrida rumo ao titulo do Girondins Bordeaux. Juntamente com Chamkah, Diarra e Gourcouff, foi o santo e senha da equipa da Gasconha. E começou a mostrar todos os seus dotes. Mas só este ano realmente explodiu a um nível que a França - e a Europa - há muito não viam. Porque estamos no pais de Patrice Evra, Gael Clichy ou Aly Cissokho, era dificil prestar tanta atenção a mais um brilhante lateral. Mas, a pouco e pouco, Tremoulinas foi logrando o impensável. Criar uma corrente de apoio que o envie de Bordeaux directamente para a África do Sul, por cima do estatuto ganho nos últimos anos por um duo de luxo. A melhor arma de Raymond Domenech. O seleccionador francês é bem distinto de Blanc. Não gosta nem de arriscar, nem de apostar nos mais novos. E já tem o seu esquema bem delineado. Onde não há lugar para o jovem lateral. Mas tempo ao tempo. Tremoulinas é um jogador de presente, sim. Mas com um futuro dourado.

 

Baixo mas extremamente veloz, o jovem nascido em Dezembro de 1985 em Lormont, subúrbio de Bordeaux. só conheceu um clube na vida. Apesar de ter iniciado a sua formação no clube da sua terra natal, aos 14 anos já pontificava na equipa juvenil do Bordeaux. Cumpriu aí todas as etapas naturais da evolução de um jogador jovem. Subiu escalões sem grandes alaridos e foi limando as arestas do seu jogo. No inicio diziam que era demasiado ofensivo - uma caracteristica da escola francesa - e hoje não há quem não se espante com o seu rigor a defender. Com um sentido táctico fora do normal, Tremoulinas é um lateral completo. Talvez o equivalente único que tem Maicon no extremo oposto. É rápido - muitas vezes Blanc usa-o de falso extremo - hábil nos centros, correcto no jogo de cabeça e é habil nos jogos tácticos. Com ele o quarteto defensivo do Bordeaux está seguro. E tem sido assim há mais de um ano. Promovido há três anos à equipa principal, a sua estreia contra o Le Mans passou desapercebida. Frank Jurietti era o titular e até à chegada de Blanc continuaria a sê-lo. Com o novo técnico o jovem começou a ser utilizado de forma regular até que se tornou peça chave no jogo dos futuros campeões franceses.

Hoje em dia não há clube europeu que não suspire pelo seu jogo vertical e incisivo. A Bordeaux já chegaram várias propostas mas a ambição da equipa em fazer história na Champions League travou, para já, qualquer possível saída do lateral. É tão cobiçado como o trio de ases de Blanc e o AC Milan e a Juventus já fizeram mesmo ofertas com valores à volta dos 20 milhões de euros. Mas o valor de mercado pode ser pouco para um jogador que domina a lista de assistências para golo na Ligue 1 e que continua a sonhar com uma viagem exótica aos confins da África do Sul. 



Miguel Lourenço Pereira às 11:44 | link do post | comentar

.O Autor

Miguel Lourenço Pereira

Fundamental.
EnfoKada
Novembro 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


FUTEBOL MAGAZINE. revista de futebol online


Futebol Magazine


Traductor


Ultimas Actualizações

Toni Kroos, el Maestro In...

Portugal, começar de novo...

O circo português

Porta de entrada a outro ...

Os génios malditos alemãe...

Be right back

2014, um Mundial de parad...

Brasil vs Alemanha, o fim...

Di Stefano, o jogador mai...

Portugal, as causas da hu...

Últimos Comentários
ManostaxxSaiba onde estão os seus filhos, esposo/a...
En el libro último de Carlos Daniel ni siquiera se...
.Xavi e o melhor jogador meio campista atual e da ...
.Xavi e o melhor jogador meio campista atual e da ...
Ya existe Avenida Eusebio, Estadio da Luz; NO EXIS...
Posts mais comentados
69 comentários
64 comentários
47 comentários
Arquivo
.Do Autor
Cinema
.Blogs Portugueses
4-4-2
A Outra Visão
Açores e o Futebol
Duplo Pivot
Foot in My Heart
Futebol Finance
Futebol Portugal
Lateral Esquerdo
Leoninamente
Minuto Zero
Negócios do Futebol
Pitons em Riste
Porta 19
Portistas de Bancada
Reflexão Portista
TreinadorFutebol
.Blogs Internacionais
Os mais destacados blogs internacionais de futebol
.Imprensa Desportiva
Edições Online Imprensa
Aviso

Podem participar nesta tertúlia futebolistíca enviando os vossos comentários e sugestões à direcção de correio electrónico: Miguel.Lourenco.Pereira@gmail.com


Bem Vindos a Em Jogo...


Nota



O Em Jogo informa os leitores que as fotos publicadas não são da autoria do weblog sendo que os seus respectivos direitos pertencem aos seus legítimos autores.



Siga o Em Jogo através do:

Follow Em_Jogo on Twitter


Em Jogo

Crea tu insignia

Bem vindo!

Categorias

todas as tags

subscrever feeds
blogs SAPO