Terça-feira, 12 de Janeiro de 2010

Haverá ainda quem se lembre da histórica equipa da Real Sociedad que dominou o futebol espanhol a principio dos anos 80. Hoje pouco resta desse clube repleto de história e misticismo. Relegado há ano e meio para a Segunda Divisão, os adeptos txuri-urdin viviam nas sombras. Até agora. Com uma volta por cumprir o sonho da subida é cada vez mais real. E é-o em grande parte graças a Antoine Griezmann.

Ilustre desconhecido no seu país, o jovem Griezmann é uma das grandes promessas do futebol francês. Apesar de ter passado toda a sua carreira no conjunto basco. Nascido em 1991 na Borgonha, o sonho do jovem Antoine sempre foi ser futebolista. Para tal apresentou-se a captações de vários clubes. Um Verão foi até Montpellier, no sul de França. Os responsáveis da equipa local descartaram-no mas um olheiro da Real Sociedad, presente nesse dia, ficou impressionado. Dias depois o jovem de 13 anos mudou-se para San Sebastian com um contrato de juvenil. Durante quatro anos e meio foi trepando pelas equipas de formação da Real Sociedad, sempre com o catálogo de grande promessa. Apesar de ignorado pelas selecções jovens do seu país, em Espanha o seu nome começou a soar familiar. Quando se estreou pela equipa principal de Donosti muitos adeptos esfregavam já as mãos para o poder ver, finalmente ao vivo. Tinha 18 anos e nunca tinha disputado nenhum partido oficial com a equipa B da Real Sociedad, etapa habitualmente fulcral para chegar ao conjunto principal. Foi a finais de 2009 que Griezmann começou a sua etapa como txuri-urdin. Mas o festival futebolistico começou já esta época.

 

Depois de um Verão onde chegou a ser sondado por Lyon e Liverpool, o jovem médio centro passou a figurar nas primeiras escolhas do conjunto azul e branco. No seu primeiro jogo como titular, frente ao Huesca, apontou o seu primeiro golo. Um remate de meia distância que deixava em evidência uma das suas melhores armas. Rápido, preciso no passe e com um disparo potentíssimo, Griezmann é um médio centro equilibrado. O seu 1m74 não o incomoda, particularmente numa liga marcada pela rudeza dos centrais rivais. Durante o Outono foi a grande figura da Liga Adelante. Liderou a Real Sociedad a 12 vitórias que permitem ao conjunto histórico ocupar a liderança da prova com oito pontos de avanço sobre o quarto classificado, o último fora dos lugares de promoção. E se é bem verdade que ainda falta uma ronda completa, no Anoeta já poucos se imaginam fora da Liga de las Estrellas da próxima época. Tendo ao jovem de 18 anos como porta-estandarte.

A sua carreira em constante ascensão começou a despertar a cobiça dos grandes da Europa. O clube basco já reconheceu ter rejeitado ofertas de Lyon, Liverpool, Arsenal e Manchester United para conseguir os serviços do jovem médio. Recentemente o seu contrato foi ampliado até 2015 mas torna-se cada vez mais natural a ideia do jovem Antoine fora do seu estádio de sempre. Os donostiarras jogam de momento à defesa mas parece impossível travar a carreira meteórica da sua maior esperança.



Miguel Lourenço Pereira às 10:36 | link do post | comentar

.O Autor

Miguel Lourenço Pereira

Fundamental.
EnfoKada
Novembro 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


FUTEBOL MAGAZINE. revista de futebol online


Futebol Magazine


Traductor


Ultimas Actualizações

Toni Kroos, el Maestro In...

Portugal, começar de novo...

O circo português

Porta de entrada a outro ...

Os génios malditos alemãe...

Be right back

2014, um Mundial de parad...

Brasil vs Alemanha, o fim...

Di Stefano, o jogador mai...

Portugal, as causas da hu...

Últimos Comentários
ManostaxxSaiba onde estão os seus filhos, esposo/a...
En el libro último de Carlos Daniel ni siquiera se...
.Xavi e o melhor jogador meio campista atual e da ...
.Xavi e o melhor jogador meio campista atual e da ...
Ya existe Avenida Eusebio, Estadio da Luz; NO EXIS...
Posts mais comentados
69 comentários
64 comentários
47 comentários
Arquivo
.Do Autor
Cinema
.Blogs Portugueses
4-4-2
A Outra Visão
Açores e o Futebol
Duplo Pivot
Foot in My Heart
Futebol Finance
Futebol Portugal
Lateral Esquerdo
Leoninamente
Minuto Zero
Negócios do Futebol
Pitons em Riste
Porta 19
Portistas de Bancada
Reflexão Portista
TreinadorFutebol
.Blogs Internacionais
Os mais destacados blogs internacionais de futebol
.Imprensa Desportiva
Edições Online Imprensa
Aviso

Podem participar nesta tertúlia futebolistíca enviando os vossos comentários e sugestões à direcção de correio electrónico: Miguel.Lourenco.Pereira@gmail.com


Bem Vindos a Em Jogo...


Nota



O Em Jogo informa os leitores que as fotos publicadas não são da autoria do weblog sendo que os seus respectivos direitos pertencem aos seus legítimos autores.



Siga o Em Jogo através do:

Follow Em_Jogo on Twitter


Em Jogo

Crea tu insignia

Bem vindo!

Categorias

todas as tags

subscrever feeds
blogs SAPO